Uma das coisas mais importantes para treinar o bebê para dormir sozinho e a noite inteira é estabelecer uma rotina para a hora de dormir e segui-lá a risco. A rotina e a ordem das coisas a serem feitas vai depender do seu ritmo de vida e de sua família, já que o bebe faz parte da família e vive a rotina da casa.

Talvez, também seja o momento de você repensar alguns costumes e rever os horários de toda a família de fazer das refeições e ir para a cama. Lembrando que mesmo na idade adulta existe diversos benefícios ao se deitar cedo e levantar cedo, relacionado a picos de hormônio e etc.

Você só tem a ganhar caso decida adaptar sua rotina de forma a ir dormir mais cedo e fazer as refeições na mesma hora. Porém, caso isso não aconteça, é muito importante que pelo menos o bebê siga a rotina do sono evitando ao máximo muda-la nos primeiros meses. Os pais que priorizam o descanso dos bebes vão colher descanso para eles mesmos.

A rotina é extremamente importante para a criança na primeira infância. Sem ela, a criança pode desenvolver quadros de ansiedade e agitação, já que não sabe o que vem a seguir nem a ordem das coisas ou hora determinada para as atividades. Não estamos falando em uma estrutura fechada e irascível, mas sim de ordem e horários para algumas coisas básicas como sono, banho e alimentação.

A criança que sabe que se agora esta comendo, logo mais vai ter o banho e daí a cama, por exemplo, já sabe o que esperar de cada momento e isso dá a ela segurança e tranquilidade. É claro que o temperamento tem papel fundamental nisso, não é por que a criança está com a rotina ordenada que ela vai ser calma se o jeito dela é mais agitado ao natural.

Porém, a criança é um indivíduo em formação e está constantemente aprendendo tudo à sua volta. Independente do temperamento do seu filho, se ele é mais calmo ou mais agitado, irá se beneficiar de uma rotina. Além disso, fica mais fácil para os pais se organizarem nas tarefas e trabalhos, já que o filho dorme sempre na mesma hora. Isso auxilia aqueles pais que querem aproveitar que o filho está dormindo e trabalhar, ou apenas curtir em casal, assistir um filme, jantar com calma. A qualidade de vida do casal e dos pais individualmente melhora muito com o estabelecimento de uma rotina.

Em relação à rotina sempre vem aquela dúvida: qual a melhor hora para colocar a criança na cama? Não existe resposta fechada para esta questão, porém, não é indicado que os bebes no primeiro ano de vida deitem depois das 21h já que existem estudos que demonstram que neste horário aproximadamente existe um pico de produção de hormônios.

Uma coisa muito importante para os pais é saber que 90% dos hormônios do crescimento em uma criança são produzidos durante o sono. Além disso, diversos outros hormônios são produzidos durante o processo de sono do bebe.  Ou seja, o sono é assunto de saúde inclusive. Por isso, faca de tudo ao seu alcance para que seu filho desenvolva uma boa rotina de sono e durma horas suficientes.

A ordem dos elementos da rotina pode variar de acordo com a família, mas uma ideia de rotina seria.

Importância do treinamento do sono

Cada bebê é único. Porém, todos têm a necessidade de dormir durante a noite e sonecas durante o dia. Esse é um dos principais fatores para o desenvolvimento saudável do bebe, juntamente à alimentação correta e ao afeto. Um bebe que dorme mal não, ou dorme pouco, não desenvolve plenamente cada etapa já que fica com problemas de concentração e com humor irritadiço.

Cada vez que o bebe está brincando ou sorrindo enquanto observa um rosto, ele está se desenvolvendo e armazenando informações no seu cérebro. Essa simples atividade parece pouca coisa, porém para um bebe consome muita energia, a qual deverá ser reposta ao se alimentar (até os 6 meses com o mamá, após esse período os alimentos introduzidos de forma gradual e saudável) e ao dormir. A ênfase da alimentação costuma ser a mais comum entre os pais, mães e profissionais. Porém, o sono do bebe está intimamente ligado à saúde e qualidade de vida, é uma das principais atividades do bebe por um longo período de tempo.

QUANDO DEVO COMEÇAR?

Os bebês recém-nascidos costumam dormir cerca de 20 horas diariamente, em qualquer lugar, horário ou circunstância. O bebê no início da vida dorme no colo, no berço, no carrinho, no escuro, na luminosidade, na rua, em casa, com barulho, sem barulho. Porém, o bebe muda bastante ao longo das semanas. Em alguns meses ele começará a ficar muito atento ao que está ao redor. Perto dos 4 meses o bebe está buscando a fonte dos barulhos e luz e poderá ter o sono alterado dependendo do local e circunstância.