O sonho de grande parte das mulheres é ser mãe. Realmente poucas coisas na vida se comparam à experiência de engravidar, gestar, parir e criar uma criança. Mas existe realmente métodos que fazer engravidar mais rápido?

Para algumas mulheres isso acontece sem querer, para outras é algo desejado e muito natural e fácil. Essas mulheres planejam e quando iniciam a tentativa logo conseguem engravidar. Porém, muitas mulheres passam por alguma dificuldade ao tentar engravidar. Algumas pessoas podem demorar algum tempo maior e passar por alguns tratamentos até alcançar o tão desejado objetivo de ser mãe.

Muitas mulheres procuram ajuda médica e investigam a presença de doenças que possam ser responsáveis pela demora ou impedimento de engravidar. Algumas das condições que atrapalham a gravidez são tratáveis ou então permitem que a mulher utilize métodos alternativos, como Fertilização In vitro (fiv). Por vezes, os casais passam por dificuldades e sofrimento pela demora e são necessários tratamentos e formas alternativas, mas no fim, o sonho de ter um bebê chega e alegria vale cada esforço.

Dados estatísticos

Atualmente as mulheres tem se dedicado ao estudo e à carreira e muitas vezes optam por não ter filho (algumas vezes entra em cena outros motivos para isso, como a falta de um parceiro, custo financeiro, situação da violência no mundo, etc.) Porem, muitas mulheres investem sua juventude cuidando da vida acadêmica e profissional e quando decidem que é a hora de ter filhos podem encontrar certa dificuldade.

A principal dificuldade está em que muitas mulheres começam a tentativa de engravidar em uma idade em que as chances diminuem. Estudos mostram que a partir de 41 anos a probabilidade da mulher engravidar em um ano é de aproximadamente 20%. A partir dos 43 anos, essa taxa passa para 1%.

O mesmo estudo mostrou que 85% das mulheres com idade entre 26 e 30 anos engravidam no primeiro ano de tentativa; na faixa entre 31 e 35 anos, 80% das mulheres conseguem engravidar em um ano. A taxa de fertilidade vai caindo conforme a idade vai avançado. Somado a isso, vem a possibilidade de condições de saúde que podem alterar as probabilidades.

Os médicos especialistas em reprodução orientam que a mulher que está tentando engravidar há 1 ano deve procurar auxilio profissional para averiguar possíveis doenças e assim iniciar tratamento.

Dificuldades no caminho

Além da já citada idade avançada, que pode ser responsável pela demora em engravidar, alguns outros fatores podem estar influenciando diretamente no sucesso ou não das tentativas.

A endometriose é outra questão que deve ser investigada nas mulheres que não conseguem engravidar. Cerca de 50% das mulheres com dificuldades para engravidar possuem endometriose. A endometriose é uma doença que acomete 176 milhões de mulheres ao redor do mundo.

Só no Brasil, são cerca de 7 milhões de mulheres com endometriose e, dessas, 20% estão em idade reprodutiva. A doença surge quando o endométrio (tecido que reveste a parede interna do útero e é eliminado durante a menstruação) começa a crescer fora da cavidade uterina, em órgãos como ovários, trompas, ligamentos uterinos e até intestino e bexiga. Fora de lugar, esse tecido cresce e se desprende mensalmente, acumulando-se dentro do abdômen e provocando um processo inflamatório na pelve, que pode levar à aderência entre os órgãos dessa região.

8 DICAS FUNDAMENTAIS PARA ENGRAVIDAR MAIS RÁPIDO