bebe dormindo sozinho

Tomar a decisão de deixar o bebê dormir sozinho não é uma tarefa das mais fáceis.

O começo terá suas lutas e dificuldades mas que com certeza valem a pena.

Idade ideal para treinar o bebe a dormir sozinho é entre 4 a 6 meses. Nessa idade, ele não tem mais a necessidade de se alimentar durante a noite podendo passar as horas da dormida sem mamar que não irá causar prejuízo ao desenvolvimento. Nessa idade também, normalmente, o bebe ainda não fica em pé no berço sozinho o que dificulta o treinamento do sono.

Tenha em mente: Faça do sono do bebe uma prioridade nesses primeiros meses. Vá por mim, se você tiver que abrir mão de sair alguns dias ou fazer coisas para você não vai ser nada comparado com os frutos colhidos de uma criança que dorme sempre na hora certa e que permanece dormindo. É melhor aceitar o fato de que você terá que realizar alguns sacrifícios pessoais a fim de conseguir treinar seu bebe. Os primeiros meses são cruciais para que a criança adquira hábitos saudáveis de sono que perduram.

Cada bebê é um bebê. Essa é a primeira regra para iniciar o treinamento do sono. É importante ter isso claro para você pois as “regras” que iremos propor podem levar mais ou menos tempo de acordo com a criança.

1. Incentive o uso de chupetassono do bebe sozinho

As chupetas ajudam a manter o bebê mamando durante a noite, mas os pais também podem estar constantemente acordando para colocar a chupeta de volta na boca do bebê quando ela cai. Se você escolher uma chupeta, você pode simplesmente relaxar o bebê colocando a chupeta de volta em sua boca, em vez de pegá-lo no colo e fazer com que ele entenda que só precisa chorar para ser segurado.
Há muitas opções quando se trata de tentar fazer com que seu bebê durma. Elas são todas baseadas em suas preferências e com o que você está confortável, tanto para você como para seu cônjuge e seu bebê. Você pode tentar diferentes opções para ver a que mais gosta ou a que acha mais eficaz. Mas, para obter melhores resultados, é importante ser consistente, não importa o que você escolha.

2. Durante o dia, faça-o se agitar!

É importante que o bebê gaste as energias durante o dia para ter assim uma maior necessidade de sono a noite. Luzes, objetos coloridos e sinais sonoros chamativos são necessários para estimular o desenvolvimento da criança.

3. Tenha uma rotina noturna

A rotina do bebe durante a noite dependerá da disponibilidade da mãe, é claro, mas alguns passos são importantes seguir o máximo possível para assim estipular uma rotina de sono do bebê. Recomendamos seguir esta ordem dos acontecimentos:

  • Banho do bebê
    Alguns simplesmente amam a agua morna e isso faz com que relaxem o bastante.
  • Massagem
    Você pode pingar algumas gotas do mesmo óleo de lavanda ou óleo de tangerina na loção suave para bebês. Estes dois óleos são calmantes e têm efeito sedativo, tornando mais fácil para o bebê dormir. Você pode gentilmente fazer uma massagem no seu bebê. Faça isso muito mais levemente do que você faria com um adulto; lembre-se de que bebês são pequenos e delicados. Massageie o bebê todo com o óleo. Ele vai amar a sensação e isso pode ajudá-lo a dormir sozinho.
  • Hora do balanço

Essa ordem dos fatos é apenas uma sugestão, você pode adaptar de acordo com a sua realidade, mas o mais importante é ter isso em mente: Saiba identificar o padrão da rotina do seu bebê.

Caso tenha mais dúvidas sobre isso, não deixe de ver o nosso post sobre o assunto.

4. Sons durante o sono

Uma técnica que realmente tem funcionado é colocar sons constantes no quarto que o bebê dorme. Eu sempre deixo ligado um ventilador e frequentemente coloco um áudio de chuva tocando durante a noite. Pode parecer um exagero mas tem feito a diferença!

5. Deixe o bebê chorando

Aqui que entra a parte mais dolorida para a mamãe (e para o papai também).

Deixar o bebê chorando dói na nossa alma mas precisamos ser fortes. Temos que saber que isso faz parte do aprendizado deles.

A técnica do choro controlado é usada, primeiro, entendendo que tipo de choro deve merecer atenção. Se o bebê está chorando de angústia, sempre vá até ele e veja o que está causando a dor. Este choro será um chiado agudo contínuo ou gemido baixo, mas será contínuo.

O outro tipo de choro é aquele que é provável que seu bebê esteja fazendo agora. É conhecido como o grito de atenção. Pode começar abundantemente, mas depois irá parar, como se o bebê esperasse por uma reação e, então, outro choro. Você deve entrar calmamente no quarto, manter as luzes apagadas, caminhar até o berço, evitar o contato visual, e gentilmente passar a mão nas costas do bebê, dizer “shh” e sair.

Você notará que o bebê vai parar de chorar e, então, recomeçará em poucos minutos ou uma hora. Você calcula o tempo para que cada vez demore mais do que a última para entrar lá e acalmar o bebê.