bebe dormindo a noite toda

Com a chegada do bebê muda toda a vida da família, especialmente a vida da mãe, já que é ela que costuma alimentar o bebê e se envolver nos primeiros meses integralmente inclusive ficando afastada de trabalho por alguns meses. A rotina e dinâmica familiar e cotidiana muda da noite para o dia, literalmente. Não se assuste! Apesar de toda mudança e todo esforço, com alguns passos é possível fazer o bebê dormir a noite toda!

Expectativa x Realidade

É uma jornada realmente incrível e você possui tudo o que precisa para ser bem-sucedida nela! Dito isso, acredito que uma das coisas mais importantes logo no início é entender que, a partir do momento em que o bebe nasce, sua vida nunca mais será a mesma. Principalmente seu sono! Eu sei que você já deve ter ouvido isso e pode parecer um tanto óbvia essa frase, porém, aceitar esse fato pode deixar o começo mais leve para você. Não espere que seu bebe vai dormir 12 horas seguidas com 15 dias como foi com o bebe da sua vizinha. Se isso acontecer que ótimo, você está no lucro e faz parte de uma pequeníssima parcela da população que não passou pela privação de sono nos primeiros meses do bebe.

Entretanto, eu aconselho você a já acolher a ideia de que vai passar por um período em que as horas de sono serão mais escassas e que mesmo que dure pouco tempo, isso pode te deixar bem cansada. Outra ideia que eu aconselho você a acolher é que esse período de privação de sono não vai durar para sempre! Eu sei que dizer isso para uma mãe cansada que não vê a luz no fim do túnel pode parecer bobo mas é verdade! Isso pode levar mais ou menos tempo, mas não durará eternamente. Então, força que com a atitude e treinamento correto isso pode se tornar bem mais acessível.

1. Roupa adequada para o sono

Você pode estar pensando: “mas eu estou acostumada a dormir pouco, para mim vai ser moleza.” Que bom! Entretanto, seu bebe vai precisar dormir. PRECISAR!!

O bebe é um ser humano em desenvolvimento físico, cognitivo e motor. Ele precisa do sono para poder se desenvolver de forma adequada. Portanto, não é nem a questão da mãe dormir ou não dormir e sim do bebe dormir e a necessidade e importância disso. Essa deve ser a principal motivação dos pais na hora de começar o treinamento do sono, saber que seu bebe precisa dormir um sono de qualidade em um numero de horas suficiente.

O primeiro passo para fazer o bebê dormir a noite inteira é entender que cada bebê é único. Nem todos os bebes vão ter a mesma necessidade, habilidade ou tendência, tanto pela questão biológica quanto por fatores ambientais e rotina da família. Por exemplo, uma criança que está precisando ganhar peso vai precisar acordar mais vezes para receber alimento; crianças que sofrem de cólica ou doença do refluxo podem acordar por esse motivo ou custar mais para adormecer.

Treine desde cedo seu bebe a dormir na mesma hora. A partir dos quatro meses, em média, o bebe não precisa mais ser alimentado durante a noite. A maioria das crianças que acordam depois dessa idade estão com outra necessidade e não fome.

2. Banho

Fique atenta a algum desconforto ou dor e sinais como febre, manchas na pele cutâneos, roupa apertada e etc. Fora isso, é bem provável que o bebe acorde simplesmente entre um ciclo e outro do sono. Não vamos aqui entrar em detalhes técnicos sobre as etapas e funcionamento do sono, porém é importante você saber que o sono funciona por ciclos basicamente dois, o sono profundo e o sono leve.

O tempo de duração desses ciclos variam de acordo com o indivíduo, mas costumam durar entre 60 a 110min. Se seu filho foi dormir a noite e depois de uma hora mais ou menos acorda é bem provável que ele esteja apenas terminando um ciclo para entrar em outro e acaba acordando no meio do processo. Ajude ele a voltar a dormir com a mínima interferência, ate que ele aprenda a seguir dormindo sem precisar de incentivo.

3. Faça uma massagem

Não esqueça que o bebe aprende tudo rápido por isso, se você resolver dar mama entre um ciclo e outro é bem provável que o bebe acostume com isso e aprenda a pedir o lanche da madrugada na mesma hora sempre. Até os 5 meses mais ou menos isso pode ser necessário depois disso é apenas um mimo que seu filho quer ganhar e que você acaba cedendo… a médio e longo prazo isso pode te deixar exausta.

4. Converse com ele

5. Saco de dormir

Está gostando das dicas? Não perca a nossa dicas para o bebê conseguir dormir sozinho!