bebe dormindo a noite toda sozinho

Com a chegada do bebê, a vida da família muda por completo! Entender como fazer o bebê dormir a noite toda é fundamental, especialmente a vida da mãe, já que é ela que costuma alimentar o bebê e se envolver nos primeiros meses integralmente inclusive ficando afastada de trabalho por alguns meses. A rotina e dinâmica familiar e cotidiana muda da noite para o dia, literalmente. Não se assuste! Apesar de toda mudança e todo esforço, com alguns passos é possível fazer o bebê dormir a noite toda!

Expectativa x Realidade

É uma jornada realmente incrível e você possui tudo o que precisa para ser bem-sucedida nela! Dito isso, acredito que uma das coisas mais importantes logo no início é entender que, a partir do momento em que o bebe nasce, sua vida nunca mais será a mesma. Principalmente seu sono! Eu sei que você já deve ter ouvido isso e pode parecer um tanto óbvia essa frase, porém, aceitar esse fato pode deixar o começo mais leve para você. Não espere que seu bebe vai dormir 12 horas seguidas com 15 dias como foi com o bebe da sua vizinha. Se isso acontecer que ótimo, você está no lucro e faz parte de uma pequeníssima parcela da população que não passou pela privação de sono nos primeiros meses do bebe.

Entretanto, eu aconselho você a já acolher a ideia de que vai passar por um período em que as horas de sono serão mais escassas e que mesmo que dure pouco tempo, isso pode te deixar bem cansada. Outra ideia que eu aconselho você a acolher é que esse período de privação de sono não vai durar para sempre! Eu sei que dizer isso para uma mãe cansada que não vê a luz no fim do túnel pode parecer bobo mas é verdade! Isso pode levar mais ou menos tempo, mas não durará eternamente. Então, força que com a atitude e treinamento correto isso pode se tornar bem mais acessível.

Entenda o seu bebê

Antes de entrarmos nas nossas dias, o primeiro passo para fazer o bebê dormir a noite inteira é entender que cada bebê é único. Nem todos os bebes vão ter a mesma necessidade, habilidade ou tendência, tanto pela questão biológica quanto por fatores ambientais e rotina da família. Por exemplo, uma criança que está precisando ganhar peso vai precisar acordar mais vezes para receber alimento; crianças que sofrem de cólica ou doença do refluxo podem acordar por esse motivo ou custar mais para adormecer.

Treine desde cedo seu bebe a dormir na mesma hora. A partir dos quatro meses, em média, o bebe não precisa mais ser alimentado durante a noite. A maioria das crianças que acordam depois dessa idade estão com outra necessidade e não fome.

1. Crie uma rotina

Uma das coisas mais importantes para treinar o bebe para dormir sozinho e a noite inteira é estabelecer uma rotina para a hora de dormir e segui-la a risco. A rotina e a ordem das coisas a serem feitas vai depender do seu ritmo de vida, já que o bebe faz parte da família e vive a rotina da casa. Além disso, vamos repetir, cada bebê é único. Não tem como saber se, por exemplo, o banho relaxa ou desperta o bebê. Portanto, até acertar você precisará provavelmente testar algumas coisas.

Talvez, também seja o momento de você repensar alguns costumes e rever os horários de toda a família. É uma ótima hora para você começar a se alimentar na hora e da maneira correta e ir para a cama mais cedo. Lembrando que mesmo na idade adulta existe diversos benefícios ao se deitar cedo e levantar cedo, relacionado a picos de hormônio e etc. Você só tem a ganhar caso decida adaptar sua rotina de forma a ir dormir mais cedo e fazer as refeições na mesma hora. Porém, caso isso não aconteça, é muito importante que pelo menos o bebê siga a rotina do sono evitando ao máximo muda-la nos primeiros meses. Os pais que priorizam o descanso dos bebes vão colher descanso para eles mesmos.

Se quiser mais dicas de como criar uma rotina eficiente, não deixe de conferir essa página que fizemos especialmente sobre isso!

2. Ache a roupa adequada para o sono

Vestindo o bebê de maneira adequada, os pais conseguem evitar tanto o risco de hipertermia (quando a temperatura corporal do bebê sobe muito) quanto de hipotermia (quando a temperatura baixa demais). Para o conforto e segurança do bebê, o objetivo então é de encontrar um equilíbrio entre a temperatura ambiente e a quantidade de roupa que a criança veste.

De tal modo, vestir o bebê de forma adequada na hora de dormir contribui qualitativamente com o sono, lembrando que descansar é essencial para o desenvolvimento infantil, uma vez que é durante o sono profundo o hormônio de crescimento é liberado, entre outros.

Isso acaba interferindo de maneira positiva na rotina de toda a família, pois dormir bem, também é fundamental para os pais, que com certeza estando descansados vão ter mais energia e disposição para cuidar dos filhos.

3. Dê um banho na hora certa

Fique atenta a algum desconforto ou dor e sinais como febre, manchas na pele cutâneos, roupa apertada e etc. Fora isso, é bem provável que o bebe acorde simplesmente entre um ciclo e outro do sono. Não vamos aqui entrar em detalhes técnicos sobre as etapas e funcionamento do sono, porém é importante você saber que o sono funciona por ciclos basicamente dois, o sono profundo e o sono leve.

O tempo de duração desses ciclos variam de acordo com o indivíduo, mas costumam durar entre 60 a 110min. Se seu filho foi dormir a noite e depois de uma hora mais ou menos acorda é bem provável que ele esteja apenas terminando um ciclo para entrar em outro e acaba acordando no meio do processo. Ajude ele a voltar a dormir com a mínima interferência, ate que ele aprenda a seguir dormindo sem precisar de incentivo.

4. Faça uma massagem

massagem para dormir a noite toda

Não esqueça que o bebe aprende tudo rápido por isso, se você resolver dar mama entre um ciclo e outro é bem provável que o bebe acostume com isso e aprenda a pedir o lanche da madrugada na mesma hora sempre. Até os 5 meses mais ou menos isso pode ser necessário depois disso é apenas um mimo que seu filho quer ganhar e que você acaba cedendo… a médio e longo prazo isso pode te deixar exausta.

5. Mamadas noturnas

Uma dúvida muito frequente entre as mamães é como fazer a criança dormir e não acordar para mamar.

O ideal é colocar o bebê para dormir cedo, por volta das 8 horas da noite (claro que o horário pode variar de acordo com o rotina da família).

Entre as dez e a meia-noite, ou próximo ao horário que você irá dormir, faça a chamada “mamada dos sonhos”. Mantenha as luzes apagadas, tire cuidadosamente o bebê do berço e pegue-o no colo para mamar. Pode ser que ele acorde apenas o suficiente para iniciar a alimentação, mas se não o fizer, encoste o mamilo nos lábios do bebê e aguarde até ele pegar. Depois da mamada, coloque-o de volta no berço sem arrotar, para não atrapalhar o sono infantil.

6. Não levante por qualquer choro!

Talvez aqui está a dica mais importante! Resista a tentação de levantar a cada choro do bebê. Se você pular da cama toda vez que ouve algo, indiretamente você está ensinando seu filho a acordar mais vezes. Antes de ir até o bebê, espere alguns minutos. Por experiência própria posso afirmar, grande parte das vezes eles voltam a dormir sozinho. Verifique o volume da sua babá eletrônica (caso tenha uma). Não seja neurótica a ponto de ficar desconfortável com a situação.


Está gostando das dicas? Conseguiu entender como fazer o bebe dormir a noite toda?

Não perca a nossa dicas para o bebê conseguir dormir sozinho!